quinta-feira, 30 de junho de 2011

o primeiro contacto com o mundo polaco...


Vista do meu quarto

Depois de um dia em viagem…com paragem nos aeroportos de Warclaw (Varsóvia) e Wroclaw duas das 6 maiores cidades polacas (segundo informações de uma “guia”/”anjo” que me guiou ao chegar a Wroclaw)…uma cidade em reconstrução porque será em 2012 a Capital da Cultura.

Depois de entrar no bus 406, o transfer a partir do aeroporto de Wroclaw, onde foi essencial a ajuda de uma polaca que falava algumas palavras em inglês e me pagou o bilhete porque a minha nota não funcionava na máquina automática, cheguei à train station e, depois de perder o comboio das 18h40, tive de esperar mais 2 horas.
Sem ouvir qualquer palavra similar ao português, inglês, espanhol ou francês, ali estava eu, sentada num banco de uma estação em reconstrução...quando uma rapariga se dirigiu a mim e perguntou-me “you speak english?” ao qual respondi “yes”….e logo de seguida perguntou-me onde podia apanhar o comboio dirigido para xxxx (confesso que não me recordo nem consigo fixar os nomes das cidades polacas).

Perto das 20h30 resolvi perguntar a um rapaz que parecia estar a estudar para os exames…já o ouvira dizer que não percebia muito bem inglês mas resolvi questionar-lhe acerca do meu comboio, pergunta à qual ele respondeu “its the same train as mine”…pensei…”estou salva!!”..Segui-o até ao comboio em direcção a Bystrzica. Foi um gentleman, ajudou-me com a mala a subir e a descer as inúmeras escadas ficou no mesmo banco para me poder dizer (as únicas palavras que disse) “you have 4 more stations until Brystrzica after mine!”…Confesso que foi um alívio porque não consegui perceber uma única palavra ou reconhecer alguma cidade…
30 minutos depois estava na cidade destino.


Em Bystrzica

Fui recebida por três pessoas da organização, e por dois colegas de quarto. Neste momento somos: 2 franceses (um rapaz e uma rapariga), três turcos, uma portuguesa!!
Por aqui há muita nacionalidade junta, vou tentar não me esquecer de nenhuma:
Portugal, Turquia, Vietname, Itália, Honduras, Letónia, França, Polónia, Roménia, Lituânia, Índia e deve estar para chegar mais!




A cidade não é bonita. As pessoas são tristes, pouco comércio, às 17h00 está tudo fechado mas estou rodeada de montanhas…vamos ver o que me espera.












Até já!

4 comentários:

Pedro disse...

Hey blue eyes, gosto das fotos!
Não se vê ninguém...parece filme!
Depois de 5 faixas, 5 montanhas...

Um beijo

Maria Cândido disse...

Hello girls! Vai dando mais noticias dessa viagem... até agora já dá para escreveres o 1º capítulo das aventuras de Ana! KISSES

Eduardo Nogueira disse...

Well, primeiro capítulo da "aventura de Leste". Faz-me lembrar as minhas aventuras por terras húngaras e respectivas estações de caminho de ferro.
pożegnanie!

Carla Oliveira disse...

Companheira,

Estou vidrada na tua nova experiência :)
"It's is great, it's fantastic!"
LOOOL

Beijo grande, corajosa!