segunda-feira, 4 de julho de 2011

tugas na Polónia _I got a Polish Guide



Pois é, eu e a Melinda agora somos muito internacionais, temos a mania de nos encontrarmos fora do nosso país Natal…mas agora tenho mesmo uma guia…a Melinda é uma verdadeira guia turística e durante a viagen deu-me óptimas dicas…principalmente na comida!

Desta vez o ponto de encontro foi a cidade de Wroclaw uma das seis maiores cidades da Polónia e nem o frio que se fez sentir nos abalou. Com uma reserva num hostel muito bom apenas por 7 euros/noite o fim-de-semana foi gasto a passear sem destino nas ruas de Wroclaw e a COMER coisas muito muito apetitosas..

















Comemos
Sopa fria cor-de-rosa; pierogi - bolinhos de massa, normalmente recheados com repolho e/ou cogumelo, carne, batata e/ou queijo temperado, coalho doce de queijo com uma pitada de baunilha, ou mirtilos ou outras frutas. Opcionalmente nas versões doces são cobertos com creme de leite, e açúcar; bigos - um guisado de repolho e carne, semelhante ao chucrute francês, mas geralmente menos ácido e acrescentado repolho branco não fermentado; gołąbki - enrolado de folhas de repolho branco recheado com carne moída temperada, molho de tomate e arroz; placki kartoflane/ziemniaczane - panquecas de batatas; pyzy - bolinhos de massa de batata servidos sem ou com recheio de carne moída ou ricota; naleśniki - semelhante a crepes, e com recheio parecido ao do pierogi, algumas vezes salgados, mas a maioria das vezes recheados com queijo de coalho doce e/ou frutas, e opcionalmente cobertos com creme de leite e açúcar.
E muito mais!!








Um fim-de-semana para matar as saudades portuguesas..

3 comentários:

Carla Oliveira disse...

Brutal a fotografia dos cadeados! Amei, amiga.
A comida tem um aspecto meio esquisito, mas um ar super apetitoso :) Bem, já para não falar que é preciso ter um curso superior só para conseguir dizer esses nomes, eheehh.
Gostei das paisagens, gostei de te ver a aproveitar o tempo ao máximo, gostei dos laivos artísticos...
Continua em grande!

Maria Cândido disse...

Mana que lindas que estão! Aproveita essa experiência e tira o melhor partido disso tudo!...Beijos já tenho saudades.

Eduardo Nogueira disse...

Humm... está aí frio? Aqui também! Hoje, particularmente, está um grizo... Aproveita ao máximo essa tua estada aí! Não estás a perder nenhum Verão de jeito por cá...Em relação á comida, tirando a sopa cor-de-rosa fria, marchava tudo! lol