terça-feira, 19 de julho de 2011

Cracóvia em Um dia e meio!

16 de Julho - Cracóvia


Arranquei de Bystrzyca no dia 15, sexta-feira, em direcção a Cracóvia…o fim-de-semana estava marcado. O ponto de encontro com a amiga portuguesa Melinda foi na estação de comboios de Cracóvia.
Às 21h30 já estávamos juntas…Hostel marcado (a Melinda é expert na marcação do Hostel!) deixamos as malas e fomos para a rua. O tempo estava bom mas convidava a um casaquinho. Demos uma volta pela cidade comemos um kebab maravilhoso (não era para dizer?) e ainda parámos num barzinho muito giro para beber uma cervejinha Polaca…

No dia seguinte a manhã e grande parte da tarde estive em Auschwitz como já expliquei no post anterior (os campos ficam a duas horas de distância de Cracóvia). Por volta das 16h30 estava em Cracóvia e fomos dar uma volta pela cidade. A Melinda, que já conhecia a cidade, fez um roteiro muito bom e passámos por locais históricos, entre eles o Bairro Judeu -Jewish Kazimierz- que agora é considerado um bairro de elite, mas não o foi na década de 40 como todos sabemos, pela fábrica de Schlindlera e não esquecemos o local onde se comem as melhores Zapiekanki da Polónia (baguete gigante!). Reparem na fotografia onde estou sentada numa praça composta por cadeiras gigantes (era aí que os Judeus esperavam para serem levados para o campo de concentração)...impressionante..

Percorridos alguns quilómetros fomos ter a uma das praças principais para assistir ao Festival de Jazz que foi acontecendo ao longo de toda a noite não só ao ar livre mas também em alguns dos mais de 200 bares que marcam a cidade de Cracóvia como uma cidade de estudantes. A noite terminou numa ronda pelos bares a ouvir Jazz!!!


















17 de Julho - Cracóvia


No dia seguinte tomámos um rico pequeno-almoço e fomos para a rua. Na praça central juntámo-nos ao programa free walking Tours onde tivemos o acesso a uma visita guiada (gratuita) de três horas pelos locais mais simbólicos da cidade. Recomendo vivamente a fazerem este tipo de tour se virem nas cidades de destino..o nosso guia foi impecável e assim tivemos acesso a pormenores que de outra forma nunca saberíamos.
Visitámos tanta coisa que não consigo destacar todas mas deixo algumas: mercado principal, a estátua que representa a cara da cidade, a catedral, o Wawel Royal Castle, o famoso dragão que deita fumo à beira mar, a casa do Papa João Paulo II entre muitos muitos outros locais..Já perto das 14h00 fomos a mais um Milk Bar (tipo cantina, muito tradicional na Polónia) onde provámos uns crepes maravilhosos com queijo e doce e um batido. Aahhah não me posso esquecer que provei ainda um queijo fumado muito bom e um bolo típico do qual não me recordo o nome (ver foto)

























de regresso a "casa" passei mais 8 horas no comboio!!! mas quem corre por gosto não cansa..e eu acho que nunca me vou cansar de viajar.

1 comentário:

sol disse...

Um tour que espero fazer. Obrigada pelas fotos e dicas. Sofi