domingo, 23 de outubro de 2011

O frenético dia em Florença


O dia prometia ser longo…
A noite anterior não tinha ajudado…depois de 3 dias de intensas caminhadas por Roma, que estava nesta altura quase “vista” no campo turístico, Florença era o destino que não queríamos perder…houve indecisões em ir ou não….os “cotas” e a mais nova (a nossa Sara que é uma velhota nova com 18 anos aahahah) estavam cansados e viajar até Florença (4 horas interregional desde Roma) significaria dormir pouco, andar muito e não descansar..mas a aposta foi ganha..valeu mesmo a pena.


A viagem

O comboio partia às 6 da manhã …o que significaria levantar por volta das 4h00 para que tudo corresse pelo melhor. Até chegarmos ao TERMINI (estação principal de comboios), corremos muito para encontrar a linha e pronto…a Caminho de FLORENÇA. Nos primeiros minutos ainda havia resistentes mas rapidamente apenas eu e o Nuno ficámos acordados para delinear o nosso “mega dia”. Definimos zonas, percursos, locais a visitar e outros a deixar para uma próxima e dormimos um pouco até chegar ao destino.

BENVENUTO A FIRENZE
10.30: o tempo era escasso, por isso não havia tempo para paragens. Ao sair de Santa Maria Novella (estação de comboios) a diferença de poluição sonora era brutal. Roma é mesmo uma cidade poluída a todos os níveis…em Florença sentia-me em casa..e pensei..aqui vivia sem qualquer ponto de interrogação. O nosso mapa (editora Estampa- aconselho) estava dividido em zonas que assumiam cores diferentes (obrigada Paulinha), a capela e a Piaza Santa Maria Novella era a zona roxa. Vista.






Partimos para a zona verde. Aqui, foi altura de visitar a Capela Medicee , a Piaza de San Lourenzo, passámos pela Galeria dell’Academia (impossível de visitar pela fila enorme) seguida da Piaza della Santíssima Annunziata.




Em direcção à zona amarela, no centro histórico as expectativas eram muitas, entre elas Museu Dell’Opera Duomo, o Duomo - Monumento máximo do Renascimento, a Cúpula , a Catedral de Santa Maria del Fiore, Campanille (Piazza del Duomo), Battistero (Piazza di San Giovanni), Piazza della Republica, Plallazio Del Arte, Orsanmichele , Piazza della Signoria, Palácio Vechio e a Galeria Degli Uffizi.






Depois do almoço (Kebab), e de um café que nos custou 3 euros!!! seguimos para a parte salmão do mapa. Aí, encontrámos a famosa Piazza Santa Croce e visitámos a Igreja, Capella dei Pazzi e Museo, uma vasta e rica  Basílica franciscana tornada no Panteão de Florença onde repousam Maquiavel, Miguel Ângelo, Donatello entre outros. Passámos pelo Museu de Horne, e seguimos em direcção à Famosa Ponte Vechio, que é simplesmente um centro comercial ao ar livre onde não vi coisa igual em lado nenhum...ourivesarias por todo o lado e muita muita gente a querer comprar!





                   


 Depois da Ponte Velha, e já muito cansados, apenas eu, a Zita, o Nuno e a Marie decidimos visitar o Palácio Pitti, extraordinário e gigante!!Um palácio monumental do Século XV. Depois visitamos o Giordino di Boboli acabando por sair na Porta Romana em direcção novamente a Santa Maria Novella.






Entre o passeio há muitos outros registos que me levariam a estar aqui muito mais tempo, mas penso que é o suficiente para poder recordar estes momentos. No regresso houve tempo para um gelado...o comboio partia rumo a Roma pelas 19h30...Durante a viagem levámos uma multa por não termos picado os bilhetes numa máquina que "dizem" estar à entrada da estação mas que nunca vimos...Como fomos sinceros e éramos turistas apenas pagámos 5 euros por cada bilhete, eram dois,..foi a nossa sorte!

Às 23h00 chegámos a Roma, e a cama era o nosso ansioso jantar!!...
em breve escreverei os registos de Roma!

até já Firenze!

Sem comentários: